[Ubuntu-BR] Problemas com bloqueios de processos

Marcus Mac-Ginity mginity em gmail.com
Segunda Maio 3 02:05:39 UTC 2010

Em Sun, 02 May 2010 21:57:47 -0300, Zandre Bran <zandrebran em gmail.com>
escreveu:

>     Antes desabilite qualquer canal de software que tiver de terceiros.
>
> $sudo rm -f /var/lib/dpkg/lock
> $sudo rm -drf /var/lib/dpkg/updates/
> $sudo aptitude -f clean
> $sudo aptitude -f update
> $sudo aptitude -f install
> $sudo apt-get autoremove
Parece ter funcionado...

>     Se ainda continuar a mensagem para rodar o 'dpkg -a', embora creio
> que não vá funcionar:

Após $ sudo dpkg --configure -a
dpkg: não foi possível vasculhar diretório de atualizações
'/var/lib/dpkg/updates/': Arquivo ou diretório não encontrado

> $sudo aptitude remove openoffice.org-filter-binfilter

Após, o comando e sua resposta:
$ sudo aptitude remove openoffice.org-filter-binfilter
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado... Pronto
Lendo informações estendidas de estado
Inicializando estados de pacotes... Pronto
Os pacotes a seguir serão REMOVIDOS:
   openoffice.org-filter-binfilter
Os seguintes pacotes parcialmente instalados serão configurados:
   ca-certificates-java default-jre default-jre-headless
icedtea-6-jre-cacao libaccess-bridge-java libaccess-bridge-java-jni
libc-bin libhsqldb-java
   libservlet2.5-java openjdk-6-jre openjdk-6-jre-headless
openjdk-6-jre-lib openoffice.org openoffice.org-base
openoffice.org-filter-mobiledev
   openoffice.org-java-common openoffice.org-officebean
openoffice.org-report-builder-bin treb
0 pacotes atualizados, 0 novos instalados, 1 a serem removidos e 1 não
atualizados.
É preciso obter 0B de arquivos. Depois do desempacotamento, 28,7MB serão
liberados.
Escrevendo informações estendidas de estado... Pronto
dpkg: não foi possível vasculhar diretório de atualizações
'/var/lib/dpkg/updates/': Arquivo ou diretório não encontrado
A instalação de um pacote falhou. Tentando recuperar:
> [...]
Lendo informação de estado... Pronto
Lendo informações estendidas de estado
Inicializando estados de pacotes... Pronto

E após esse $ sudo aptitude -f install :
[...]
Você deseja continuar? [Y/n/?] Y
> [...]

>     Por favor, o _que_e_como_ estava instalando antes destes erros? E
> durante a instalação ocorreu algo anormal? Estou começando a ficar sem

Não lembro bem todos os comandos e atualizações que fiz pois foram várias
e logo após ter instalado o sistema com formatação da partição em Ext4
pelo Live-CD. Mas certamente uma das últimas, ou a última, foi o pacote
'office.org-officebean' (origem do  openoffice.org-filter-binfilter
(1:3.2.0-7ubuntu4) que tem no repositório do Ubuntu oficial, baixado pela
Central de Programas do Ubuntu.  Todo o sistema funciona bem, muito bem,
exceto que , agora, as instalações "falham"... embora baixem pela internet
e o programa as instale.

Parece que o problema agora é a impossibilidade de acessar o diretório
'/var/lib/dpkg/updates/'

Marcus Mac-Ginity

--
MMG         User Linux #506296     Ubuntu #30519                       in
Opera 10.5