[Ubuntu-BR] Problemas com bloqueios de processos

Zandre Bran zandrebran em gmail.com
Domingo Maio 2 23:47:54 UTC 2010

2010/5/2 Marcus Mac-Ginity <mginity em gmail.com>:
> Zandre, agradeço pela tua atenção e ajuda.

    Ôlas Mac-Ginity.

> [...]
> Lendo listas de pacotes... Pronto
> Construindo árvore de dependências
> Lendo informação de estado... Pronto
> Inicializando estados de pacotes... Pronto
> E: dpkg foi interrompido. Você deve executar o comando 'sudo dpkg
> --configure -a' para corrigir o problema.
>
> - o problema é que não se consegue corrigir o problema... pois voltamos a
> sudo dpkg --configure -a que responde sempre:
> Configurando openoffice.org-filter-binfilter (1:3.2.0-7ubuntu4) ...
> e por aqui para tudo, e o terminal não responde mais.
>
> - há alguma coisa que possa fazer para parar o processo ou eliminar essa

    Veja que a mensagem que você enviou agora do 'sudo dpkg
--configure -a' é diferente da anterior. São dois problemas
diferentes.

1) dpkg: área de banco de dados de estados está bloqueada por outro processo

    Não que seja isto, mas eu removo a notificação de atualização
automática. Não gosto dela. Lá em Administração, Canais de Software,
em Atualizações, desmarque Checar por atualizações. Não sei se isto
desmarca automaticamente, mas pode também em Sistema, Preferencias,
Iniciar Programas (ou algo assim), desmarcar as atualizações
automáticas. Assim não corre o risco de querer usar o APT na hora em
que o update-manager também está usando...

    Aí é só não esquecer de verificar periodicamente as atualizações
com o programa Sistema, Administração, Verificar atualizações (ou algo
assim).

    Estes "ou algo assim" é porque uso no idioma americano, questão
pessoal. Então não sei exatamente como está traduzido, mas é algo
assim :)

2) Configurando openoffice.org-filter-binfilter (1:3.2.0-7ubuntu4) ...
e o terminal não responde mais.

    Precisa certificar-se se não responde ou se está trabalhando. De
qualquer forma pode tentar a força bruta:

$sudo aptitude -f dist-upgrade

    Aguardo retorno.

> Marcus

- []s