[Ubuntu-BR] Dúvida em Planilhas no Openoffice Era: Re: dúvida de novato em openoffice

Xisberto xisberto em gmail.com
Quarta Março 31 13:55:45 UTC 2010

Em 31 de março de 2010 08:03, Renato Alvim <renato.alvim em gmail.com> escreveu:
> O que me deixa sem ação no Open ou BR-Office á a maneira - que considero
> algo bizarra-de somar dados em linhas.
> No MS é só selecionar e clicar na célula imediatamente inferior e pronto.
> Mas no BR tem-se que clicar na célula abaixo e no Sigma e aí ele seleciona à
> sua vontade.
> Você pode estender ou encolher a seleção em alguns casos.
> Acho isso ruim, não é prático.

Renato, vou responder porque suas dúvidas são importantes, mas devo
deixar o recado de que você não deve acrescentar dúvidas às threads
criadas por outras pessoas. Por isso alterei o assunto.

Esse eu não entendi. Entendo que para somar eu tenho que clicar na
opção de somar.
Tendo números em linha (ou coluna):
- seleciono todos e clico no sigma -> a seleção aumenta em uma célula,
e ela tem a soma.
- seleciono a célula seguinte e clico no sigma -> ela fica com a soma,
e me permite editar o intervalo da soma.

Duas formas de fazer, bem intuitivas na minha opinião.

> Outra coisa irritante:ao deletar uma célula tem-se SEMPRE que confirmar.
> Posso mudar isso?
> Como?

Usando o backspace e não o delete. O delete te permite apagar só o
conteúdo ou vários itens de formatação. Se você pretende apagar apenas
o conteúdo e manter a formatação, use o backspace.

> A terceira e última coisa é que quando eu mudo a cor do fundo ou da fonte a
> cor não fica disponível para a próxima seleção, como no MS.
> Pode-se mudar isso?

Você quer dizer que a cor fica "pré-selecionada"? Eu acho o MS
anti-intuitivo neste aspecto. Explico o porquê:

No OpenOffice/BrOffice, este botão reflete a cor do item selecionado.
Assim como a fonte, o tamanho negrito/itálico/sublinhado. Isso é
intuitivo, o controle mostra a formatação atual.

No MS, pelo que você descreve, ele mostra a última cor escolhida para
outra seleção. Então se eu seleciono um texto e mudo o tamanho para
20, ele fica mostrando tamanho 20 quando eu seleciono outra parte do
texto?

Temos que diferenciar o que é intuitivo do que é costume de uso.

--
Humberto Xis
http://xisberto.blogspot.com