[Ubuntu-BR] salvar arquivo txt pelo gedit compatível com o notepad do win

Welington R. Braga welrbraga em gmail.com
Sábado Março 27 19:16:46 UTC 2010

Como já foi dito o problema é o caractere de fim de linha.
Acrescentando as sugestões de conversão, quando tenho este problema eu
uso o dos2unix e unix2dos (ambos do pacote tofrodos - tanto no Ubuntu
quanto Debian).

Este texto na Wikipédia também é bacana para entender o quanto uma
simples quebra de linha pode dar dores de cabeça para um usuário que
só queira digitar um .txt em um computador e ler em outro
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_linha )

Em 26 de março de 2010 23:45, Paulo Horácio <horacllos em gmail.com> escreveu:
> Galera como faço para salvar um arquivo simples de texto (o .txt) do Win
> através do Gedit de modo que se eu abrir ele no win não vou ter problemas
> com os caracteres? Creio que isso tem algo a ver com a codificação dos
> caracteres que ele permite selecionar, qual deles devo escolher?
>

> Aqui está selecionado como UTF-8 mas toda vez que abro no notepad ele perde
> as quebras de linhas, um exemplo:
>
> Salvo no Gedit:
>
> abcdefg
> AbDsCD
> adasese
> AAASDDD

> [...]

Welington Rodrigues Braga
Web: http://www.welrbraga.eti.br
MSN: welrbraga[*]msn·com
Gtalk: welrbraga[*]gmail·com
Yahoo / Skype:  welrbraga
PGP Key: 0x6C7654EB
Linux User #253605

"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém
não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém
não destruídos;" - 2Co 4:8,9