[Ubuntu-BR] Abrir aplicativo em outro espaço de trabalho? [RESOLVIDO]

João Sales joaosalless em gmail.com
Quinta Março 25 08:24:19 UTC 2010

Olá a todos,

Pessoal, consegui fazer o que eu queria.
Corrigindo o email anterior, não foi a dica do Bruno Magalhães que
segui. Foi a dica do Fabiano Garcia Fonseca ( utilizando o devilspie ).
Desculpem-me pelo engano.

Só fiz alguns ajustes pois da forma que tava no post, não funciona
quando estamos utilizando o compiz.

Resumindo, fiz assim:
Editei o shell-script que chama o rdesktop com o conteúdo:

#!/bin/bash

/usr/bin/rdesktop -T "Remote Desktop - MAQUINA-01" \
-r disk:Home=/home/$USER -u $USER -p - \
-z -a 24 -g 90% -xl 192.168.0.101:3389

# --------------------------------------------------

Em seguida coloquei esse arquivo no diretório

/home/$USER/bin/rdesktop_maquina_01.sh

Criei um lançador no Editor de Menus do Gnome apontando para o script.
Dessa forma, sempre que o rdesktop for chamado através desse script, o
título da janela e o nome da aplicação sempre será "Remote Desktop -
MAQUINA-01", pois assim podemos usar o rdesktop em várias conexões
simultãneas, colocando cada conexão em uma área de trabalho. Era
simplesmente isso que eu queria. Imaginem iniciar uma ou mais Máquina
Virtual VirtualBox em modo VBoxHeadless ( em background ) durante o boot
e acessar esta máquina pelo rdesktop em áreas de trabalho individuais.

Agora, a parte do devilspie:

$ sudo aptitude install devilspie

Em seguida, criar um novo programa de sessão do Gnome dessa forma:

Nome:    Devilspie
Comando: /usr/bin/devilspie -a

Então agora basta criar o pequeno arquivo de configuração informando os
programas ou janelas que deverão ser filtradas pelo devilspie.

$ mkdir ~/.devilspie

$ gedit ~/.devilspie/rdesktop.ds

Colocar o seguinte conteúdo, Observando que deve-se trocar
"set_workspace" por "set_viewport" por causa do compiz. Também retirei a
opção de auto maximizar a janela, já que no script já especifiquei no
rdesktop a resolução de tela "90%" da resolução total do monitor e
acrescentei a opção "focus".

(if
	(is (application_name) "Remote Desktop - MAQUINA-01")
	(begin
		(set_viewport 4)
                 (focus)
	)
)

Depois disso, inicie o devilspie caso não queira encerrar sua sessão no
gnome, com o comando:

$ devilspie -a

Apartir daí tá tudo certo.

Um desejo realizado não tem preço. hehehe

Muitíssimo obrigado a todos, especialmente ao Fabiano Garcia Fonseca
pela grande dica.

Abraços,

João Sales