[Ubuntu-BR] Particionamento ideal para Ubuntu

Zandre Bran zandrebran em gmail.com
Domingo Março 21 22:14:54 UTC 2010

2010/3/20 Jôjô Maravilha <jojomaravilha em gmail.com>:

    Ôlas novamente Maravilha.

> Achei na net este link incrível que evita dor de cabeça a muito iniciante
> como eu. A forma certa de dividir um HD ou partição para receber o Ubuntu
> 9.10 atualmente usado:
> http://www.linuxmagazine.com.br/materia/particionamento_ideal_no_ubuntu

    Sem dúvida, legal o tuto dos  caras. Foi para meu book, está
questão sempre reincidente aqui.

>[...] E quando sair a versão 10, eu posso
> instalar utilizando o mesmo tuto e sem perder nada que tinha no outro antes?

    Sim, vc *não* irá perder informações da tua pasta home. Eu utilizo
assim. Mas sempre faço uma limpa, já que constumo ficar mais de um ano
com uma mesma versão. Aí antes de instalar somente movo minha pasta
pessoal para outra:

$sudo mv /home/EU /home/EU-ddmmaaaa

    Depois de instalado, movo somente meu conteúdo:

$sudo mv /home/EU-ddmmaaaa/* /home/EU/*

    Pronto. As configurações sempre faço novamente, até porque como
disse, fico mais de um ano em uma versão e muita coisa já mudou...

> Inclusive as instalações do Skype, Amarok, Amsn e todos os programas extras
> que me derão mô trabalhão para instalar? Ele "o novo" Ubuntu reconhece tudo
> automaticamente sem precisar vasculhar a net para tentar fazer a coisa
> certa?!

    Não. Vc terá que reinstalar tudo de novo. Este é um dos motivos
que não faço install a cada 6 meses. Claro, além do bugs normais...

> Jôjô Maravilha/ Jorge Graciano
> Radio Manchester 93.3 FM

- []s
- Zandre.