[Ubuntu-BR] Como editar menu do Grub no Ubuntu 9.10?

sergio em infodoctornet.com.br sergio em infodoctornet.com.br
Domingo Março 21 02:11:20 UTC 2010

1. Rode o arquivo update-grub para atualizar todos os kernels disponíveis:

$ sudo update-grub

2. Copie as entradas que aparecem no arquivo grub.cfg:

$ sudo gedit /boot/grub/grub.cfg

Copie todas as linhas que comecem com "menuentry" até o "}" (colchetes).

Obs.: Recomendo criar um novo arquivo no editor gedit para facilitar o Ctrl+C e
o Ctrl+V em Aplicativos > Acessórios > Editor de texto gedit. Caso queira a
entrada "memtest86+", copie-a também.

3. Cole esses dados no arquivo "40_custom" na pasta grub.d e salve como no
exemplo abaixo:

$ sudo gedit /etc/grub.d/40_custom

    * A ordem do boot será determinada pela ordem que você colar as entradas.
    * Você poderá renomear as entradas que estejam em rosa, devendo permanecer
as aspas.

4. Agora para que apareça no boot somente o arquivo personalizado, execute o
comando que remove o bit executável dos arquivos "10_linux", "20_memtest86+" e
"30_os-prober".

$ sudo chmod -x /etc/grub.d/10_linux /etc/grub.d/20_memtest86+
/etc/grub.d/30_os-prober

Atenção! O arquivo grub.cfg não será atualizado com a adição de um novo kernel.
Para adicioná-lo será necessário executar novamente o comando "sudo update-grub"
para atualizar os kernels disponíveis e repetir todos os procedimentos.

5. Atualize o arquivo grub.cfg:

$ sudo update-grub

6. Reinicie o sistema e verifique o resultado!

Abraços,

Sérgio Lira