[Ubuntu-BR] Log de Backup por email

Zandre Bran zandrebran em gmail.com
Sexta Março 19 02:49:41 UTC 2010

2010/3/18  <sergio em infodoctornet.com.br>:
> Boa noite a todos...

    Ôlas Sergio.

> Como ainda estou iniciando no Linux e os servidores que
> possuo são apenas de Dados... Tenho uma rotina diário no Cron apenas com o
> comando para cópia.
>
> cp -r /home/exemplo/dados /media/backup

    Se quiser algo mais incrementado veja o Bacula [1], agora para
coisas simples existem dois: grsync [2]  e o BIT [3].

    Sobre o bacula, além de um vasto material na internet, pode
começar por aqui:
http://blog.alexos.com.br/lang/pt-br/2010/03/16/bacula-gestao-de-backup-distribuida-conceitos/

    Para o grsync:
http://www.viasdefato.com/2008/07/fazendo-backup-do-pen-drive-e.html

    E BIT: http://gutocarvalho.net/wordpress/archives/1361

[1] http://packages.ubuntu.com/karmic/bacula
[2] http://packages.ubuntu.com/karmic/grsync
[3] http://backintime.le-web.org/

> Gostaria de jogar esse comando para um script, mas gostaria de receber algumas
> dicas com relação ao LOG deste backup ser enviado para um determinado e-mail,
> sempre que ele for realizado.

    Pode fazer um script que envia um email [4] após a conclusão do
job usando o postfix [5].

[4] http://www.postfix.org/sendmail.1.html
[5] http://www.postfix.org/

> Se alguém puder enviar algo a respeito, agradeço.

    Boa sorte.

> Abraços

- []s
- Zandre.