[Ubuntu-BR] softwaress x86 em x64 no linux

Paulo Horácio horacllos em gmail.com
Domingo Março 14 14:49:09 UTC 2010

Olá Jorge, eu uso muito o notebook como uma espécie de e-reader, comprei até
em dimensões pequenas e com tela giratória, o que o torna um table pc mto
útil para o que preciso, ainda, o conforto aos olhos representa muito, o que
não consigo com os leitores de pdf do linux, principalmente o que vem por
padrão. Eu gosto muito em especial do PDF-X Change e do Foxit Reader porque
me permitem grifar, fazer anotações e indicações, e isso em qualquer PDF,
seja com proteção ou não. Ainda, a qualquer momento posso apagar as edições
que fiz mesmo que já as tenha salvo. Essas edições são visíveis em outros
leitores também, como no Adobe e no Visualizador de PDF do Ubuntu por
exemplo. Eu gosto do leitor da adobe, mas não me atende no quesito edição.
Próprio para Linux eu tentei o Okular com suporte a edição, mas é muito
limitado, e também as edições feitas por ele só são visualizadas no próprio
Okular. Enfim, não há nenhum problema com os leitores de pdf do Linux, desde
que seja para ocasionalmente ver um ou outro documento ou ler algumas
páginas, para quem usa como quase 'substituto' dos livros, acho que não será
muito bem atendidos.

Por sorte, tanto o PDF-X Change como o Foxit Reader funcionam sem problema
algum pelo Wine, inclusive sem perder a boa capacidade de renderização que
eles possuem.

Grato