[Ubuntu-BR] atualizar ubuntu 8.04 para 9.10

Terça Março 9 08:21:47 UTC 2010

Em 8 de março de 2010 22:41, Paulo Horácio <horacllos em gmail.com> escreveu:
> Estou com um desktop com o ubuntu 8.04 e queria atualizar para 9.10, o cd de
> instalação oferece essa possibilidade ou ele vai fazer uma instalação nova
> por cima? Gostaria de atualizar sem perder as configurações e dados de
> alguns programas como o tomboy notes, configurações do nautilus, compiz,
> pastas criadas e arquivos da /home, plugins e addons do navegador firefox
> (versão atual)... Isso será possível?

Infelizmente, não dá pra pular versões. Você precisa instalar a 8.10,
depois a 9.04 e por último a 9.10.

Usar o CD de instalação não funcionará como você quer, a menos que ele
seja da versão Alternate, que funciona como se fosse um repositório da
versão do CD. E mesmo assim há problemas a enfrentar.

Para não perder suas configurações, há dois caminhos:

1. Pressionar Alt+F2 e digitar update-manager -d para atualizar a
versão da distro, uma de cada vez;
2. Compactar seu /home e outras pastas do sistema que possuam dados
que você considere importantes, fazer uma instalação limpa e depois
descompactar a /home, etc.

A primeira opção tem a desvantagem de poder causar instabilidades no
sistema, além de ser demorado, dependendo de sua conexão à internet.

A segunda, apesar de mais demorada, é mais segura. Algum inconveniente
você teria se tiver instalado algum tema GTK globalmente e o usar, ou
possuir applets instalados a posterior no seu SO, coisas que o GNOME
vai reclamar feito uma velha chata mas facilmente resolvido instalando
novamente, seja tema, seja applet.

Boa sorte.

João Santana