[Ubuntu-BR] Renomear arquivos em lote !

hamacker sirhamacker em gmail.com
Segunda Março 8 15:30:14 UTC 2010

Olá Bill Gates,

O Vista/Seven ao colar arquivos já oferece-se para renomeá-los automaticamente.
Mas lhe aviso, seu principal problema não é renomear arquivos, seu
principal problema será com o tamanho dos nomes de arquivos, este sim
pode dar problemas se seus usuarios estão acostumados a dar nomes
muito longos e com profundidade de diretorios muito imensa.

Infelizmente, o Sr., Bill Gates limitou a UNC de um arquivo a 255
caracteres (path+nome de arquivo). No Unix, não existe tal limite,
assim, ao colar arquivos Linux->Windows, o windows se oferecerá para
autorenomeação removendo caracteres não permitidos
e...(suspense)...reduzindo o nome do arquivo se este limite de tamanho
do nome for alcançado na cola, por exemplo, "Registro de Documentos do
Cliente A.doc" pode virar "R.doc" por não caber mais caracteres.

Então, se voce colar arquivos no Linux para uma unidade
c:\volumes\projetos\engenharia\integracao\bla\bla\bla, faça um
compartilhamento dessa pasta como "bla" e cole os arquivos aqui,
quando arquivos mais longos são gravados através dos
compartilhamentos, voce ganha mais caracteres e o windows deixa, mas
quando for acessa-los diretamente duma console interativa ele berrará
ao tentar abri-los, só os abrirá através de compartilhamento. Os
unicos aplicativos que abrem esses arquivos numa console interativa é
o robocopy e a ferramenta de backup, até um xcopy falha (e não avisa
que falhou).

[]'s e sucesso.