[Ubuntu-BR] Grub 2 Remoção de kernels antigos

Salles salles.web em gmail.com
Segunda Março 8 12:37:39 UTC 2010

Em Seg, 2010-03-08 às 07:21 -0300, francisco mendes caruso escreveu:
>  Otimo artigo. So faltou especificar como se desinstala o novo e se reinstala o antigo.

Mano,

Acho que já passaram isto aqui na lista no ano passado, mas não acho
viável fazer isto: o grub2 praticamente já veio incrustado na automação
do novo gnome, uma retroação pode vir a dar alguma inconsistência no
sistema, sei lá.
De qualquer forma, o grub2 tem a vantagem da detecção automática de
outros sistemas e, pelo visto, bem funcional. Basta um update-grub para
ele levantar as novas partidas.
Só achei que a configuração personalizada ficou complexa demais e a
falta de opções no startup-manager para dirigir isto, este último
poderia ser atualizado de forma a permitir o manuseio de opções por
qualquer usuário.

Sem intenção de criar flames ou extender esse assunto, uma das coisas
que o linux promove é a interação do usuário com a configuração e
usabilidade do sistema em termos de personalização, fazendo-o aprender a
lidar de fato com as "entranhas" do mesmo. Se isto ficar fora do alcance
do usuário, ficamos automatizados demais e acabamos por abandonar o
interesse em saber "como funciona", culminando em restringir esse
conhecimento aos mais experientes. É uma afirmativa meio chula, mas isso
dá margem ao surgimento de mais empresas "criadoras" de distros se
aproveitarem e cobrar mais pelo suporte... (eu já ví essa história).

Bem, deixa correr, abraços.

Salles (Nethell) Ubuntu User 24389 Linux User 496632