[Ubuntu-BR] 32bits ou 64 bits

João Olavo Baião de Vasconcelos joaoolavo em gmail.com
Sábado Março 6 16:59:17 UTC 2010

2010/3/6 Regis <regis em ad.arq.br>

> 1- Como identifico se minha versão é 32 ou 64bits?

Com o comando:
$ uname -a

Aí veja se na saída do comando aparece i386 (32 bits) ou x86_64 (64 bits).

> 2- Sendo 32bits. Vale a pena mudar?

Sim.

> 3- Especificamente sobre o Blender, já ouvi comentários que este programa
> depende mais de RAM do que de processamento da placa de vídeo.

Verifique se durante um uso que vc considere pesado a memória RAM fica cheia
e começa a usar o swap. Não adianta aumentar memória RAM se o que vc utiliza
não chega a ficar totalmente ocupado.

Para ver isso, vá em Sistema > Administração > Monitor do sistema > Recursos
e olhe a área "Histórico  da memória e swap".

E o seu processador me parece ser excelente. A questão é se as aplicações
que vc utiliza tomam bom proveito dois 4 núcleos dele. Se quiser melhorar
ainda, procure por um processador com mais memória cache.

Falous!!
--
João Olavo Baião de Vasconcelos
Analista de Sistemas - Infraestrutura