[Ubuntu-BR] VPN Ubuntu !!!

Armando Barsotini Neto a.barsotini em gmail.com
Sábado Março 6 15:05:29 UTC 2010

Pessoal..  boa tarde !

Depois de quebrar a cabeça e pesquisar bastante.... consegui resolver a
questão !!!  A maioria dos tópicos encontrados na NET fala da ligação da
Matriz com apenas 1 Filial...

Pois bem... o "segredo" para conectar várias filiais utilizando uma mesma
chave estática, é criar um túnel para cada filial !!!

No total testei com 2 túneis (em 2 filiais) e funcionou perfeitamente....
vamos lá então para a explicação:

*1º  No servidor da MATRIZ, você deve criar os arquivos.conf para cada
filial (no meu caso ficou assim:)*

*filial01.conf*

dev tun
proto udp
*port 1194*
push "route 192.200.23.0 255.255.255.0"
ping 15
ifconfig 192.200.23.1 192.200.23.2
*secret chave.key*
comp-lzo
verb 3
status-version 2
status /var/log/openvpn/status.log
log /var/log/openvpn/openvpn.log

*filial02.conf*

dev tun
proto udp
*port 1195     ( MUDA A PORTA PARA CADA TÚNEL )*
push "route 192.200.24.0 255.255.255.0"
ping 15
ifconfig 192.200.24.1 192.200.24.2
*secret chave.key  *   *( VEJA QUE MANTÉM A MESMA CHAVE )*
comp-lzo
verb 3
status-version 2
status /var/log/openvpn/status.log
log /var/log/openvpn/openvpn.log

*Na FILIAL numero 1*

matriz.conf  (coloque no diretorio /etc/openvpn esse arquivo junto com a
chave)  para essa filial vou usar o 1º tunel

remote 200.200.200.200 (IP DA MATRIZ)
dev tun
*port 1194   (PORTA DO 1º TUNEL)*
ifconfig 192.200.23.2 192.200.23.1
*secret chave.key*
comp-lzo
ping 15
verb 3

*Na FILIAL numero 2

*matriz.conf

remote 200.200.200.200 (IP DA MATRIZ)
dev tun
*port 1195   (PORTA DO 2º TUNEL)*
ifconfig 192.200.24.2 192.200.24.1
*secret chave.key*
comp-lzo
ping 15
verb 3

É isso ai pessoal... que fique a dica para futuras pesquisas.....

Agradeço a atenção de todos... em especial a do sr. Paulo Cesar M. Saldanha.

Vou postar esse artigo em meu blog.. depois coloco o LINK.

Att,

Armando Barsotini Neto

Linux User # 503670
Ubuntu User # 30175