[Ubuntu-BR] De volta

Andre Cavalcante andrecavalcante em ufam.edu.br
Domingo Junho 20 17:29:53 UTC 2010

Ola Gustavo,

2010/6/18 Gustavo Brandão <gustavobrandao em bsd.com.br>

> Olá Andre,
>
> A forma mais simples será:
>
> 1.Você deverá compartilhar a internet no PC server
>
> 2.Não utilize a porta wan do Router Wireless - porque será compartilhada
> novamente (só se configurar o modem para bridge)

Não entendi, porquê?

> 3.Utilize as porta Lan e wi-fi para conectar tanto os clientes como o
> server

3 e 2 são a mesma coisa, certo? Porque isso?
Além de simplesmente configurar eu quero aprender, ok?

> 4.Configure o servidor dhcp do router para faixa de ip do server (eth0 do
> server com ip fixo) que será distribuídos aos clientes, informe também nas
> configurações do dhcp que o gateway e o dns é o ip da eth0 do server.
>
> Para compartilhar a internet no server, recomendo estes comandos
>

> echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
> iptable -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE

Já fiz isso, inclusive colocando no rc.local, mas não funcionou.

> Para configurar o ip estático no server, editar este arquivo
> /etc/network/interfaces

Isso eu ainda não fiz, talvez seja aí o problema, eu editei direto a conexão
no NetworkManager.

> Por exemplo:
>
> auto lo
> iface lo inet loopback
> address 127.0.0.1
> netmask 255.0.0.0
>
> iface eth0 inet static
> address 192.168.254.55
> net 192.168.254.0
> netmask 255.255.255.0
> gateway 192.168.254.254

O que é o gateway nesta topologia? O server?

> Atenciosamente,
>
> Gustavo Brandão

Valeu pelo retorno..

--