[Ubuntu-BR] Desabilitar ipv6 novo ubuntu!INTERNET LENTA

hamacker sirhamacker em gmail.com
Sexta Junho 18 19:51:11 UTC 2010

A idéia de tornar a rede mais rápida desabilitando o ipv6 é como se
retiramos os remarks das configurações do samba ou squid com o
objetivo desses serviços iniciarem mais rápido, essa é uma economia
quase neutra. Explico, tirando o ipv6 você tem apenas uma etapa a
menos no momento de subir a placa de rede, que é linkar o protocolo, o
restante é igual porque o endereço ipv6 não vai transmitir nada e nem
vai receber nada se não houver máquinas/serviços que falem com ele. Ou
seja, desabilitar o ipv6 pode deixar a máquina mais leve porque é um
software a menos e pode até deixar mais seguro porque é um protocolo a
menos para ser explorado, mas não vejo como deixar mais rápido.

Uma hora ou outra aparecerão na internet e em nossas lans hardwares
falando ipv6 enquanto ainda haverá o ipv4, e quando a hora chegar, sua
máquina precisará  falar com ambos. Por isso o ipv6 vem habilitado por
padrão em Windows e Linux.

Para concluir, eu desabilitaria o ipv6 com outro intuito de aumentar a
segurança ou deixar a máquina mais leve, mas certamente isso não
aumentaria a performance de rede.

Se o que aconteceu com o colega foi de fato desabilitar o ipv6 e a
performance melhorar - eu disse se... - então a conclusão que eu chego
é que há na rede dele outros programas/hardware usando  ipv6, pode até
ser um trojan, pois já ouvi falar de alguns deles que atacam
especificamente endereços ipv6.

inte+