[Ubuntu-BR] sobre criar pendrive inicializável

Wanderley wanderleycms em gmail.com
Domingo Junho 13 18:32:49 UTC 2010

bom, o usb-creator tem se comportado assim também por aqui..
Segue então um pequeno truque que utilizo para saber mais ou menos como
estão andando as coisas:
Assim que mandar iniciar o processo, não mexa mais com o orca e nem mesmo na
janela onde você está.
Agora, seria bom você ter o bom e velho espeakup instalado e funcionando a
todo vapor.
Pressione "ctrl+alt+f1", por exemplo, para entrar em um terminal.
digite seu login, pressione enter.
digite a senha, enter novamente.
pronto, está logado.
agora, supondo que o seu pendrive esteja em /dev/sdb1, faça:
sudo df -h /dev/sdb1
Você obterá informações relacionadas ao seu pendrive, como espaço livre,
espaço utilizado e capacidade total.
Com isso, dá prá monitorar mais ou menos como estão andando as coisas.
por vezes, essa informação nnão é atualizada. então, vá para o modo gráfico,
com "ctrl+alt+f7" e, após alguns segundos, volte ao terminal com a
combinação de teclas mensionada acima, ou seja: "ctrl+alty+f1" e rode
novamente o comando
sudo df -h /dev/sdb1
Pronto, assim que faço quando tenho que colocar uma iso num pendrive.
Sei que não é lá muito confortável ficar fazendo isso. Porém, é a única
coisa que me ocorre, uma vez que não sou muito conhecedor dos segredos do
nosso amigo ubuntu...
Caso não tenha o espeakup instalado, a coisa fica um pouco complicada. Não
testei, mas experimente fazer um redirecionamento do comando df para o
comando espeak, pode ser que funcione. O comando seria esse:
sudo df -h /dev/sdb1 | espeak -v pt
OBS.: troque "/dev/sdb1" pelo endereço correto de seu pendrive, caso
necessário...