[Ubuntu-BR] AutoCad para Linux

Mário Vianna soltec em br.inter.net
Domingo Junho 13 01:41:41 UTC 2010

Bom, aqui vai uma contribuiçãozinha:

Sou engenheiro, e durante algum tempo vivi de fazer cálculo estrural e
projetos de estruturas, principalmente metálicas. Depois, o mercado onde
eu militava antes disso reaqueceu novamente e eu voltei a fazer
Coordenação de Projetos Industriais, que é mais a minha praia, e deixei
de lado o cálculo estrutural. Nos tempos de calculista senti
necessidade, claro, de usar um programa de CAD. Como, naturalmente,
todos usavam o Autocad, procurei por ele, mas verifiquei que o preço do
Autocad pleno era proibitivo para um pequeno escritório como o que eu
tinha. Vi que a Autodesk tinha uma versão Light, menos cara, do Autocad,
e adquiri uma licença dele, que me atendeu perfeitamente por algum
tempo.

Depois de algum tempo, aconteceu o que alguns já citaram aqui. Lançaram
versão nova do Autocad e a minha já não abria mais os desenhos que
recebia dos clientes, nem eles conseguiam abrir os meus. Descobri,
então, o Intellicad. O valor da licença era economicamente viável. Como
não gosto de usar programas piratas, adquiri uma licença dele e o
utilizei até sair do ramo. Até gostei bastante do Intellicad. Atendia às
minhas necessidades e achava algumas operações dele mais fáceis de fazer
do que as do Autocad.

Atualmente uso CAD somente para estudos de Matemática e Física, que
gosto de curtir nas horas vagas. Para isto uso o QCad, que é gratuito
para Linux e a versão para Windows é bem em conta. Adquiri até uma
licença da versão profissional para Windows. Atende bem às minhas
necessidades atuais, mas tenho de reconhecer que é bem limitado para um
uso mais profissional.

Acredito que as razões para que não haja um empenho maior de
Engenheiros, Arquitetos, e demias profissionais que necessitam de
programas de CAD, em desenvolver soluções de software livre são
principalmente duas:

A primeira é que muitos destes profissionais sabem apenas usar os
programas, não acompanham o mundo do seu desenvolvimento, por não ser a
profissão deles, e muitos sequer sabem da existência, ou mesmo o que é o
software livre. Sob este aspecto, ou o mundo dos Profissionais de
Informática realizam um esforço para disponibilizar e divulgar softwares
( que é a profissão destes ) de CAD livres, ou apoiam a realização de
campanhas junto às entidades oficiais relacionadas a estas profissões
para que se voltem para o software livre, ou tudo vai ficar no mesmo, ou
vai demorar para que haja uma transformação.

A segunda razão é que muitos escritórios, e mesmo algumas empresas
privadas, em face da inviabilidade econômica de adquirir as licensas
absurdamente caras e efêmeras dos programas originais, usam mesmo
programas piratas. E, como estão confortáveis com suas necessidades
assim atendidas, não vêem razão para fazer muita força para que se
estabeleçam padrões de softare livre, muito menos de forçarem seus
funcionários clientes a os utilizarem.

Mas, é notório que há uma grande lacuna a ser preenchida por uma solução
livre de CAD, e que, uma vez que se torne mais conhecida e aceita pelo
mundo dos Engenheiros, Arquitetos e outras profissões usuárias de CAD, e
principalmente dos seus clientes, haverá uma grande demanda pelas
ferramentas desta solução.

Acredito que não foram os profissionais que usam as versões patenteadas
dos programas de office que fizeram campanha pela solução .odt. E sim,
que ela começou a se tornar viável após estarem há algum tempo
disponíveis, e de terem atingido um nível de desenvolvimento que
permitiu o seu uso profissional, programas de software livre como o
OppenOffice.org. Aí ele começou a despertar o interesse de grandes
empresas que viram a possibilidade de escapar dos extorsivos preços das
licenças. Antes eram vistos como um brinquedo, ou uma curiosidade. Mesmo
assim, ainda constato muita resistência entre os usuários nas empresas
que começam a implantá-lo, principalmente por receio do novo, e por
estarem habituados à solução patenteada. Assim, acredito que os
programas de CAD livres ainda terão que trilhar o mesmo caminho.

Peço desculpas pelo texto um pouco longo, e como meu bisavô dizia que
quem fala muito dá bom dia a cavalo, vou encerrando por aqui. Mas como
tinha esta contribuição para dar, achei que não poderia me omitir.

Um abraço a todos.

Mário Vianna