[Ubuntu-BR] Conexão 3g da vivo

Raphael Gomes rgna19 em gmail.com
Sexta Junho 11 14:37:15 UTC 2010

Pessoal!!! Parece que minha conexão vai ser o maior desafio aqui no meu
ubuntu. Já consegui fazer a conexão duas vezes, e ela rodou enquanto eu
não reiniciava a máquina. Nas duas, segui um tutorial de como configurar
o aiko 76 e m, que é meu moden (moden 3g da vivo).. Fis o seguinte
procedimento:
lsusb para listar tudo que era dispositivo usb. Me veio o do moden, id
19d2, product fffe. Então executei:
sudo modprobe usbserial vendor=19d2 product=fffe

Isso eu fiz da primeira vez e foi, mas quando reiniciei não conectava
mais. Detalhe, to apanhando toda vida e mais um pouco do network
manager. Mas tudo bem. Na outra vez que consegui, refiz o procedimento,
apesar de o moden estar devidamente reconhecido e funcinoando, mas sem o
ubuntu enxergar que era pra fazer a conexão por ele, e ainda criei dois
arquivos:

        /etc/modprobe.d/usbserial.modprobe com o conteúdo:

  # Aiko 76e - Vivo
  options usbserial vendor=0x19d2 product=0xfffe

  /etc/udev/rules.d/91-aiko76eusb.rules com o conteúdo:

  # Load the usbserial module if the Aiko 76e USB Serial interface plugged in
  # Note that the options for module have to be defined in
  # /etc/modprobe.d/usbserial.modprobe
  SUBSYSTEM=="usb", SYSFS{idProduct}=="fffe", SYSFS{idVendor}=="19d2", RUN+="/sbin/modprobe usbserial"
Daí, achando que tinha configurado corretamente tudo, reiniciei o
ambiente gráfico e configurei o network manager com a conexão da vivo.
COnectei e funcionou durante umas 6 ou 7 horas, enquanto o ubuntu estava
ligado. Daí, reincie a máquina pra trocar pro windows e, hoje, quando
retornei ao ubuntu, nada. Nem a opção de internet bandalarga aparece
para habilitar ou não. Eu tenho uma desconfiança que eu não to sabendo é
configurar o network manager. Pra dizer a verdade, eu não sei nem se eu
estou de fato nele. Onde eu estou indo pra configurar a conexão não
aparece a oopção de definir a o moden, porta, velocidade, etc. Aparece,
na conexão de banda larga móvel, as opções de nome e senha na aba
básico, e tem as abas ppp e ipv4 (ou 6, to sem a tela aqui pra lembrar).
Nem uma das duas tem configurações referentes à seleçãod e moden. E
porque a seleção de moden? é porque tem aqui, além do moden da vivo, a
placa de rede e o sem fio. Então precisa definir como moden o da vivo, e
fazer essa alteração ser aceita como padrão pra eu nãop precisar
configurar tudo a cada inicialização. Já procurei na net mas tá difícil.
Alguma ideia aí?