[Ubuntu-BR] Gerenciador de Atualizações

nethell nethell em logbin.net
Quarta Junho 9 16:31:25 UTC 2010

On Tue, 8 Jun 2010 13:37:28 -0300
Marcello <marcello.wt em gmail.com> wrote:
> Entendi.
> Mas no meu caso só tenho uma máquina creio que seja
> melhor ficar com as LTS que é a mais segura.

Entendeu "médio", Marcelo, vou ser mais explicito:
Não é questão de ser mais segura e sim de possuir suporte por maior período de tempo, incluindo atualizações de segurança para a versão.
As versões intermediárias possuem suporte por menor período e, findado este, não haverão mais atualizações para elas. No entanto, estas versões são renovadas com implementos atuais inclusive nos aplicativos em sí, ou seja, elas tem sua base e aplicativos sempre atualizados.
O que ocorre então? Os aplicativos mais novos utilizam novas bibliotecas e nem sempre poderão ser atualizados para uso nas versões anteriores... ao fixar o uso de uma LTS você poderá inibir, por exemplo, o uso de uma versão mais recente do Firefox, do Open Office e outros.

Comparando:
O 8.04 é um LTS e tem suporte até 04/2011, utilizava o grub, sistema de arquivos ext3.
O 8.10 é intermediário e o suporte expirou em 04/2010, grub, ext3;
O 9.04 é intermediário com suporte até 10/2010, grub, ext3 com opção para ext4;
O 9.10 [e intermediário com suporte até 04/2011, grub2, ext4.
O 10.4 é o LTS atual com suporte até 2013, grub2, ext4.

Como você pode ver, inovações importantes como o grub2 e o sistema de arquivos ext4 foram amadurecendo nas versões intermdiárias, assim como a gerenciamento do ambiente gráfico e os aplicativos em sí.
A grosso modo, o 8.04 ainda em vigor já estaria desatualizado em vários aspectos no lançamento da versão 9.04... o que não impede sua utilização se a máquina e a rotina do usuário não forem prejudicadas.

Então, o melhor a fazer é: Antes de "atualizar" para a versão seguinte, seja ela LTS ou intermdiária, baixar a nova versão e experimentá-la pelo LiveCD, ver se as modificações realizadas são compatíveis e se os programas que usa rotineiramente permanecem disponíveis nos repositórios. Se tudo estiver "tranquilo", não há porque não atualizar.
Na dúvida quanto a algum aplicativo específico, consulte a turma para ter certeza.

Abraços :)

--
nethell Ubuntu user 24389 Linux user 496632