[Ubuntu-BR] Java, ainda o Java...

Zandre Bran zandrebran em gmail.com
Sábado Junho 5 20:40:49 UTC 2010

2010/6/5 Paulo Fernandes <pferna53 em gmail.com>:

    Ôlas Fernandes.

>[...] Segui o tutorial do Zandre pra tentar aprender alguma coisa. Funcionou, mas
> pra que eu pudesse melhorar meu entendimento, e de quaisquer outros
> interessados que sigam aqueles passos, penso que o Zandre deveria
> complementar o tutorial colocando, entre parênteses, uma pequena (ou grande)
> indicação do que o comando faz. Talvez eu esteja pedindo demais [...]

    Sim, concordo. Faltou a parte teórica. E não é pedir demais,
afinal optei por ter artigos mais conceituais do que copia e cola. Mas
como ando sem tempo para meus artigos (lista, doc-team e ajuda ao
linuxacessivel.org), isto terá que esperar um pouco ;) Mas nada impede
o estudo.

http://zandrebran.homelinux.org/rapidinhas/novoartigojavanoubuntu

> Por exemplo: na primeira linha há o comando $sudo cp SEU_JAVA /opt. Na hora
> do frenesi, não passa pela cabeça acionar o comando man cp, coisa que fiz
> agora há pouco,[...]

http://wiki.ubuntu-br.org/ComandosBasicos

[...] E tá lá, é uma simples cópia de arquivo, o tal que eu baixei
> da Sun para a pasta /opt (essa pasta me manteve intrigado o tempo todo!
> Aliás, ainda me mantém intrigado!).

    A opção pelo /opt é por uma questão de recomendações que nem sei
se hoje fazem sentido. Mas enfim, é um diretório usado para
"instalação do usuário". O Google Chrome instala lá também.

http://www.linuxtopia.org/online_books/linux_beginner_books/linux_filesystem/opt.html

> Mas, Zandre, a questão do case sensitive é pertinente [...]

    Sim, é pertinente. Por isto sugiro gravar o arquivo em seu home e
não em seu home/Download ;)

> Pra que foi necessário executar esse comando: $sudo chmod +x SEU_JAVA ?

    O .bin é um binário que precisa de permissão de execução. Então
chmod +x  (man chmod) diz que este arquivo pode ser executado por
qualquer usuário.

http://catcode.com/teachmod/

> Paulo

- []s