[Ubuntu-BR] Rede com 3 niveis

Rui ruiogawa em gmail.com
Sexta Junho 4 17:00:10 UTC 2010

Oi Fabiano,

O que você precisa é de um gateway que faça esse trabalho. Ele mesmo, em
tese pode ser seu servidor de dados (Samba, eu presumo...), mas não
considero seguro deixar seu dados de cara pra internet.

O ideal é que seu gateway tenha 4 interfaces de rede:

   1. eth0 > Rede externa (internet)
   2. eth1 > Wireless (navegação)
   3. eth2 > Wireless (navegação e dados)
   4. eth3 > Rede interna (navegação)

As regras você cria usando Iptables. Dá pra fazer "na unha", ou usando
alguma distribuição pronta pra isso, como E-box ou ClearOS.

Rui Ogawa

Atenção! Caso haja documentos de escritório anexados neste e-mail, eles
poderão estar no formato ODF, um padrão aberto, gratuito e homologado pela
ISO e ABNT. Para abrir e editá-los, basta baixar e instalar o BrOffice.org
em http://broffice.org/download.

Cansado de vírus, pragas virtuais, travamentos e falta de desempenho?
Conheça o novo Ubuntu 10.04! http://www.ubuntu-br.org/