[Ubuntu-BR] Rede com 3 niveis

Fabiano Barros barrosfabiano em gmail.com
Sexta Junho 4 16:45:13 UTC 2010

Olá pessoal;

estou tentando criar uma rede com as seguintes configurações

1 Net DSL 4Mb
1 Router Wireless
1 Servidor de Internet e Dados - Ubuntu

4 Niveis de Acesso

1º - quem se conectar via wireless só navega na internet e não pode de forma
alguma enchergar a rede.
2º - preciso de outra rede wireless que possa entrar na rede acessar o
servidor e tambem navegar na net.
3º - preciso de uma rede para pcs com cabo que tambem só tenham acesso a
internet e mais nada.
4º - preciso que alguns determinados computadores acessem o servidor de
dados e a internet.

é possivel fazer isso? é no linux que eu vou configurar, ou o meu caso é
hardware?
eu acho q uem alguma coisa a ver com rotas, mais sinceramente preciso
entender mais sobre isso.
eu ja procurei no google, mais não tenho nem idéia de como começar...
procurei por "dividir rede", "acesso somente a internet numa rede wireless"
e assim por diante.

Desde já agradeço a atenção de todos.

Obrigado.

--