[Ubuntu-BR] Virus no linux

Ronan Lucio ronanlucio em gmail.com
Sexta Junho 4 13:00:26 UTC 2010

Edson,

Cara, você entrou em muitos assuntos. Vai ficar difícil comentar sobre
todos, então vou pegar apenas alguns pontos:

*"Outra que nunca se viu uma invasão gigantesca
de virus em sistemas Linux, óbvio não é? veja a quantidade de usuários de um
sistema Linux e de Windows."
*
Você tem razão, mas a verdade é que por uma razão ou por outra, atualmente
não temos registros de virus para Linux - pelo menos em proporção
significativa.
Isso é fato.

*"    Durante anos ouvir essa balela que o Linux não pega vírus, ora um
sistema de código aberto, em que inúmeras pessoas colocam suas alterações a
disposição, temos que acreditar então que vivemos num mundo perfeito. só de
anjinhos, todo mundo gente boa.
    Há muito pouco tempo, vimos um pacote distribuído com vírus, que
um bocado de gente boa, instalou...**"
*
Bem, é que tecnicamente isto tem nomes diferentes:

VIRUS
Uma coisa é 1) o seu computador pegar um vírus do nada, simplesmente porque
você estava acessando um site de notícias ou porque estava enviando um email
para um amigo.

PACOTES COMPROMETIDOS
Outra coisa é 2) você instalar um pacote vulnerável, propositalmente, ou
seja, você baixou o pacote e instalou por vontade própria. Qualquer sistema
operacional que se prese deve contemplar isto.

Quanto ao fato de você instalar um pacote comprometido, vai de cada um
buscar fontes seguras, verificar o hash do pacote pra se certificar que ele
não foi alterado e etc.

*"O linux tem suas vantagens sim, sem dúvida, mas para um usuário
comum tem muita, mas muita coisa mesmo para chegar perto do windows. basta
ver a quantidade de pedidos de ajuda, para coisas simples, instalar webcam,
gravar pendrive, e todas tem brilhantes soluções com algumas dezenas de
linhas digitadas. mas tudo simples..."
*
Você está vendo isto aqui porque o Linux oferece esse tipo de suporte, o que
não é o caso do windows.
Já tive empresa de assessoria em informática e também já tive que atender
clientes que não conseguiam ligar o monitor, que não conseguiam se ligar o
computador porque não tinha energia elétrica, que não conseguiam se conectar
na Internet porque o modem estava desligado, ou até mesmo porque não tinham
modem.

Atualmente sou gerente de TI e, porque que tenhamos muita gente qualificada,
sempre tem os que não sabem configurar o MSN ou não sabem porque o e-mail
não foi enviado.

Cara, nesse caso você está falando de ser humano e não de Linux ou Windows.
MInha filha tem 4 anos de idade e usa Linux Ubuntu, dentro das limitações
dela, é claro, mas ela consegue ligar o computador, abrir o programa, jogar,
fechar o programa e desligar o computador. Coisa que muito marmanjo com
windows não faz.

A culpa é do linux ou do windows? Nenhum dos 2, a razão é a mesma pela qual
muita gente vai no caixa eletrônica e não consegue ver o saldo da conta.

Valeu,
Ronan