[Ubuntu-BR] Dúvida sobre uso do modprobe (e com a placa RTL8187SE)

Leonardo Bernardes inmovil em gmail.com
Sábado Julho 31 00:48:12 UTC 2010

Amigos,

Estou tentando fazer a placa wireless do notebook de minha irmã funcionar,
ela tem um note com a placa Realtek RTL8187SE, num Ubuntu 10.04 kernel
2.6.32-24-generic.

Instalei o ndiswrapper e o driver da placa, mas de nada adiantou (depois de
perceber que o módulo original não funcionava). Desinstalei e mesmo assim o
modulo ndiswrapper continuou sendo carregado pelo kernel. Então eu inclui o
ndiswrapper na blacklist, mas daí descobri que o módulo rtl8187se não estava
mais sendo carregado na inicialização do sistema.

Se eu digito:
# modprobe rtl8187se
Ele carrega o módulo normalmente, mas assim que o sistema é lançado, eu
digito:
# lsmod |grep rtl
E o módulo não está mais carregado.

Como eu faço para o sistema carregar esse módulo na inicialização?
E a propósito, se alguém tiver uma dica de como contornar o problema com
essa placa, eu também aceito. Vai ser uma merda ter que instalar o Windows
no micro dela, só por causa disso.

Abraços,

Leonardo Bernardes