[Ubuntu-BR] [Dica][Ott Topic (nem Tanto )] Ubuntu de Fábrica !!!

Ricardo Stock ricardostock em bol.com.br
Sábado Julho 31 00:32:43 UTC 2010

Uma sugestão.

Porque nao montamos uma grande de encontros.
nos conhecemos, e vemos a possibilidade de prestamos suporte pago a usuarios
e empresas.

O linux é gratuito, mas o suporte pode ser pago, é assim que as grandes
vivem. Tods aqui temos experiencia em alguma coisa, uns e servidores, outros
em redes, outros em devices e outros helpdesk.

Podeque nao pensamos assim

O que acham da ideia

----- Original Message -----
From: "Paulo de Souza Lima" <paulo.s.lima em gmail.com>
Sent: Friday, July 30, 2010 1:16 PM
Subject: Re: [Ubuntu-BR][Dica][Ott Topic (nem Tanto )] Ubuntu de Fábrica !!!

Em 30 de julho de 2010 11:07, nethell <nethell em logbin.net> escreveu:

> Creio que está faltando em termos de Brasil é um pouco mais de dedicação
> na manutenção do Ubuntu para os usuários em termos de suporte.

Estou totalmente de acordo com isso.

> Não creio que surta efeito o fato de venderem máquinas com Ubuntu
> instalado se os usuários não são incentivados a manter o sistema ou não
> possuir um suporte adequado. Para mim isto só dá vantagem à montadora do
> hardware na prática de um custo final menor que a beneficia na venda do
> produto frente à concorrência.
> O usuário brasileiro em vias de regra é preguiçoso e não perder tempo em
> procurar helps ou suporte técnico para operar o sistema, será mais prático
> chamar o vizinho que usa Windows e.... já sabem o que vai acontecer.

O que sinto mais falta é de técnicos treinados. É difícil manter uma
pessoa usando um sistema quando na hora em que é preciso não tem
ninguém por perto pra ajudar. Uma coisa é o camarada buscar ajuda em
fóruns e listas de discussão e tentar resolver problemas no modo "faça
você mesmo", como a maioria de nós aqui. Outra bem diferente é poder
contar com uma pessoa que possa resolver o problema quando ele
aparecer. É isso que o outro SO tem de sobra em cada esquina e o
Ubuntu não.

> [...]
> Ubuntu ou derivado de acordo com as possibilidades da máquina e "ensino" a
> usar o sistema.
> É importante "ensinar" a usar o sistema, é importante mostrar as
> vantagens, é importante fazer o usuário "fincar o pé" no Ubuntu e saber
> que pode me consultar a qualquer hora quando tiver alguma dúvida.
> Eu ensino desde a utilização dos programas até a instalação de programas,
> atualizações, consultas à nossa lista, etc. Todos eles tem meu mail ou
> telefone, ou seja, eles tem meu suporte a qualquer momento.

Eu estou tentando formar um círculo de usuários comuns ao meu redor.
Não ganho um centavo para instalar e resolver problemas para eles. Mas
eles podem ajudar a popularizar o sistema e assim gerar uma massa
crítica de usuários dos quais eu possa gerar alguma renda num futuro,
que espero não ser muito distante.

> Posso afirmar que, com isto, todos eles utilizam o Ubuntu em pelo menos
> 50% do tempo de máquina, principalmente quando conectados.
> Não forço a barra para usarem só o Ubuntu, só os faço persistir e eles
> mesmos comprovam a estabilidade, o melhor rendimento e maior segurança - A
> maioria só usa o Windows para seus PhotoShops da vida aos quais já estão
> acostumados.
>
> Fica a dica: Se migrarem um usuário, não o abandonem.

Sim! Totalmente de acordo! Anteontem migrei o notebook de uma amiga
que ma pediu que eu instalasse o Ubuntu para ela. Ontem perguntei a
ela se ela tinha alguma dificuldade, ou dúvida. Ela disse que não e
que tudo parece bem parecido com o que ela estava acostumada no
Windows XP. Ela, como a maioria, só usa navegador, mensageiro, editor
de textos e editor de apresentações. Instalei tudo o que era
necessário para que ela pudesse fazer o que precisava (não esqueci dos
restricted extras nem das fontes TTF Arial e Times New Roman), de
forma que tudo o que ela fizer na máquina, seja portável para as
máquinas dos professores dela que usam Windows. E pretendo dar esse
suporte gratuito indefinidamente e utilizar a experiência dela como
caso de sucesso para divulgação do sistema. Eu não "empurrei o
sistema" pra ela. Eu mostrei, no período de um ano, que eu e minha
esposa fazíamos tudo o que ela fazia no XP pirata dela, sem usar
pirata e sem nos preocuparmos com vírus. No final da instalação, a
primeira coisa que fiz foi clicar num link malicioso, que ela recebeu
por e-mail, para mostrar a ela como era o comportamento. Ela ficou
impressionada. Ontem instalei a impressora (uma Epson C67) que
funcionou de cara sem chiar. Ela mostrou o resultado para o vizinho do
lado que já se mostrou interessado em mudar também... E assim vai...
Todos moramos no mesmo conjunto de prédios de apartamentos e eu me
responsabilizo por "cuidar" dos novos usuários do sistema. Tenho
certeza de que isso vai ser proveitoso no futuro, porque o mesmo
método já funcionou no passado, quando a febre era o MsDOS 6 com
Windows 3.11 (lá em mil novecentos e guaraná com rolha).

> --
> nethell - Ubuntu user 24389 - Linux user 496632

Abraço.

--
Paulo de Souza Lima
Técnico em Eletrônica e Administrador