[Ubuntu-BR] Modem 3G da Claro

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em gmail.com
Quinta Julho 29 11:39:46 UTC 2010

Em 29 de julho de 2010 00:07, Jose A. Pinheiro <javaesrj em gmail.com> escreveu:
> Gente, chega a ser impressionante a dificuldade que se encontra no Ubuntu
> para se instalar um simples modem 3G em um pc.
> Uma coisa tão corriqueira nos outros SOs no Ubuntu assume ares de pesadelo.
> Para se ter uma ideia, estou ha varios dias tentando instalar o modem 3G
> E1553 da Huawei em um desktop e simplesmente não consigo.
> so vejo uma solução: instalar o windows, porque so assim tenho certeza que
> instalarei meu modem em no maximo 2 minutos.
> é incrivel essa dificuldade!
>
> --
> Jose A Pinheiro
> [...]

Seria bom, *antes* de adquirir seu modem, fazer uma pequena pesquisa
na internet para saber quais modems comprovadamente funcionam para, só
então, escolher a marca e o modelo na loja, ao invés de se deixar
levar pela lábia do atendente e aceitar o que te empurram.

Pela minha experiência, os modems da Huawei se comportam mais
amigavelmente no Linux do que os da ZTE, por exemplo. Os modems Huawei
que tenho e funcionam perfeitamente são E156 e E1756. O E156 é
instalado em cerca de trinta segundos, incluindo os cinco cliques
necessários para configurar a conta no Network Manager. O E1756 pode
ser instalado pelo NM (utilizando o usb-modeswitch para mudar o modem
do modo pendrive para o modo modem) ou, no caso da Vivo (que é o meu),
por um programa discador, específico para Linux, que vem na sua
memória interna. O discador é idêntico ao utilizado no Windows.
Imagino que seu modelo deva vir com um programa semelhante. Após
instalado, ele consegue fazer os meus dois modelos funcionar, sem
configurações adicionais. A vantagem é o contador de tráfego e a
desvantagem é a demora em inicializar a conexão. Pessoalmente, prefiro
o NM para gerenciar as conexões.

Outra opção é solicitar para alguém um pouco mais experiente que
instale o modem para você, pagando ou não pelo serviço, já que,
aparentemente, você não tem tempo nem paciência para procurar as
informações necessárias na Internet.

Abraço.

--
Paulo de Souza Lima