[Ubuntu-BR] Diretório de Usuários

Xisberto xisberto em gmail.com
Quarta Julho 28 12:02:57 UTC 2010

Em 27 de julho de 2010 17:53, Armando Barsotini Neto
<a.barsotini em gmail.com> escreveu:
> Olá pessoal.. desculpem a demora no retorno..
>
> Então, como o Nilson Moraes citou, gostaria que o funcionamento fosse
> parecido com o do FTP, apontando um path inicial e o usuário só poderia "ir
> pra frente" e não sair do seu diretório "home"...  porém, via SSH.

Talvez fosse o caso de ver se o ssh implementa chroot (é isso o que o
ftp faz), pesquise isso.

> Quanto a questão do Xisberto, eu realmente preciso que o usuário não consiga
> sair do seu "home"... ele (usuário) não poderia listar o conteúdo da pasta
> /home , pois ele teria acesso aos nomes dos outros usuários cadastrados..
> entendeu ?

O problema é ele ver os outros usuários cadastrados ou ele ver
qualquer outro diretório do sistema?

Se o objetivo for impedir apenas de listar o diretório /home, aí basta
tirar a permissão de grupo e outros para ler e executar o diretório

$ sudo chmod go-rx /home

Se o objetivo for impedir que os usuários tenham acesso qualquer
diretório que não o $HOME, aí tem que pensar com mais calma. Os
usuários poderão ter acesso ao /etc? Se você impedir que eles acessem
o /usr, vários programas não estarão disponíveis, é isso mesmo o que
você quer?

> Quanto ao procedimento informado pelo Ricardo Stock, não entendi muito bem
> !!!

Nem eu. Como faz muito tempo que ele implementou isso, a explicação
dele não foi muito clara.

É possível setar o $PATH dos usuários, mas isso só afeta que programas
ele poderá executar sem passar o caminho completo (digitar "top" em
vez de "/usr/bin/top"). Em outras configurações (no arquivo
/etc/passwd) é possível definir outro shell para os usuários usarem (o
padrão é o /bin/bash, mas existem outros). Mas nenhuma dessas
configurações faz o que você quer.

--
Humberto Xis
http://lixaonerd.wordpress.com