[Ubuntu-BR] HP dv4-2040-br

João Luiz joaolms em yahoo.com.br
Sexta Julho 9 13:29:44 UTC 2010

Bom dia pessoal,

Estou com um notebook HP dv4-2040-br, este notebook possui duas placas gráficas:

Intel Corporation Core Processor Integrated Graphics Controller (rev 02)
ATI Technologies Inc M93 [Mobility Radeon HD 4500 Series]

Quando utilizo o SO original do Notebook ele alterna entre as duas placas
através de um software que gerencia essa comutação.

Agora meu problema é o seguinte, instalo o Ubuntu e roda tranquilo, ele detecta
a placa da ATI e pede para instalar o driver, instalo e quando reinicio a tela
fica preta, para retornar preciso de iniciar com um live-cd e deletar o arquivo
/etc/X11/xorg.conf

O que eu acredito que está acontecendo é que ele detecta a ATI mas ainda está
utilizando a placa Intel HD Graphics, e então o driver da ati não consegue
subir, pois, não ha nada que gerencia  a comutação das placas, mas eu não tenho
certeza disso.
Há como eu verificar qual das duas placas gráficas o ubuntu está utilizando? Ou
alguma forma que possa alterar de placa quando eu achar necessário, como faço no
SO original dele?

Obrigado

João Luiz Messias