[Ubuntu-BR] Editor PDF para livros virtuais

nethell nethell em logbin.net
Quarta Julho 7 18:11:01 UTC 2010

On Wed, 07 Jul 2010 12:15:57 -0300
Vinícius Oliveira Godoy <vogodoy em gmail.com> wrote:
> Tive uma experiência não muito agradável com o pdf editor. Utilizei-o
> para editar o arquivo da minha tese (principalmente tirando número de
> páginas, para adequar às normas da abnt). Quando levei o arquivo para a
> gráfica, a impressão (as 6 cópias já prontas e encadernadas!) apareceu
> com problemas em todas as páginas em que ele havia sido utilizado
> (basicamente, faltando letras). A impressora da gráfica utilizava algum
> dos windows.
> Assim, aviso aos que queiram utilizá-lo que testem antes em algum
> "janelas", pra ver se está tudo ok.

Foi bom saber, nunca transportei documentos pdf para o janelas e não fazia idéia de que isto poderia ocorrer quando editadas.
Mas acho estranho essa ocorrência que citou, pois penso que o pdf trabalha o documento como uma imagem pronta, ou seja, não deveriam haver diferenças nos caracteres apresentados na visualização, independente do sistema utilizado.
Já ví isto acontecer na conversão de um doc ou html para pdf - aonde ele assumia as fontes do sistema para realizar a imagem final. Mas editando um pdf pronto, é estranho.
Bem... vivendo e aprendendo.

--
nethell Ubuntu user 24389 Linux user 496632