[Ubuntu-BR] OFF-TOPIC - Conexão wireless + cabo

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em gmail.com
Terça Julho 6 14:06:25 UTC 2010

Em 6 de julho de 2010 10:45, Apiano Jr <apianoj em gmail.com> escreveu:

> [...]

Ok, mas vamos pensar a respeito por um instante:
- Se você vai conectar dois roteadores via wireless, seria quase como
montar uma rede ad-hoc entre eles. Acho que nenhum dos dois permite
esse tipo de configuração, já que a função original deles é de
concentrar conexões wireless em um link de cabo.
- Mas, supondo que isso fosse possível, se você vai conectar um
roteador ao outro via wireless, vai inviabilizar a conexão wireless
das máquinas. Não dá pra configurar a mesma interface para funcionar
de duas maneiras simultaneamente.

A minha sugestão é que você interligue os dois roteadores com um cabo,
de forma que a porta wan do roteador do lab2 fique ligada a uma porta
lan do roteador do lab1. Dessa forma, o default gateway do roteador do
lab2 será o IP do roteador do lab1.

Outra sugestão (mais gabiarra do que tudo), se você não quiser usar
cabo, é usar uma das máquinas com interface wireless do lab2 para se
comunicar com o roteador do lab1. Nesse caso ela seria o gateway do
lab2, seria ligada à interface wan do roteador do lab2 (o default
gateway desse roteador seria o IP fixo da interface ethernet da
máquina e você terá de usar um programa como o Firestarter para
compartilhar a conexão). Isso depende da possibilidade de visada entre
os dois laboratórios (mas se você tem visada para os roteadores, é
possível que tenha para a máquina). Aposto uma caixa de cerveja que a
rede no lab2 teria problemas de velocidade de conexão nesse caso, já
que a latência da rede wireless é bem maior do que a da rede cabeada.

Abraço.

--
Paulo de Souza Lima
Técnico em Eletrônica e Administrador