[Ubuntu-BR] Arquivo removido com rm -rf

Jose Lera correalera em gmail.com
Domingo Julho 4 16:22:21 UTC 2010

Se a partição estiver formatada com ext2 existe alguma possibilidade,
se a máquina tiver sido desligada após a remoção do arquivo, no ext3
não conheço essa possibilidade. No projeto do ext4, se fala numa
"lata de lixo" mas parece que ainda não está ativa.
De qualquer forma, como os sistemas de arquivos do Linux são muito
dinâmicos fica dificil uma recuperação de arquivos se a partição continuar
em uso após a remoção do arquivo, já que esse espaço fica disponível
para outras utilizações.
De qualquer forma dá uma olhada no debugfs, faz parte do kit de ferramentas
ext2/ext3/ext4 e2fsprogs.

[]'s Lera

------- Alferes 3ª Grau da Federação Da Frota Estelar De São Paulo -------
________________         _              Jose Maria Correa Lera
\__(=======/_=_/ ____.--'-`--.___    Registered Ubuntu User #16614
            \ \   `,--,-.___.----'    Registered Linux User #136117
         .--`\ \--'../          A felicidade não depende do que nos falta,
         '---._____.|]           mas do bom uso que fazemos do que temos.