[Ubuntu-BR] [Off Topic] Evolution, travamento e perda de dados

nethell nethell em logbin.net
Sexta Julho 2 17:47:23 UTC 2010

É gente,

Apesar de elogiar tanto a performance do Evolution, já me ocorreram por duas vezes o mesmo problema após a última atualização deste:
Ao abrir e iniciar o download de mensagens o Evolution travou por completo e, ao reinicia-lo, não consegue abrir a base de dados do imbox apesar de informar a existência de mensagens não lidas.
Na primeira vez que isto ocorreu (há quatro dias) havia realizado um backup recente e restaurei tudo normalmente. Porém hoje ocorreu novamente e tive que restaura-lo por um backup de dois dias passados: todas as mensagens posteriores a esta data foram removidas e não só da caixa de entrada, de todas as pastas... inclusive dois contactos novos que havia inserido hoje pela manhã foram removidos.
Lembro-me que na versão em uso no 9.04 o backup simplesmente acrescia os dados e, se já existentes, os duplicava (menos mal). Pelo visto isto não ocorre no backup da versão atual: Ele simplesmente remove as existentes e recria as salvas no backup.
Não fosse o fato de "salvar" as mensagens externamente em modo texto, haveria perdido as mensagens efetuadas nos dois dias entre o backup e o problema ocorrido.

Não consegui determinar a causa do travamento, mas certamente não foi problema no CF aonde o Ubuntu está instalado. Estou relatando o ocorrido para que os usuários deste fiquem atentos a uma rotina de backups em menor prazo.

Uso o Evolution comercialmente e aqui, para as listas de discussão, estou usando o Sylpheed.
Estou pensando sériamente em passar a utilizar este, embora não goste muito do catálogo de endereços, porém suas mensagens ficam arquivadas em modo texto em pasta criada pelo usuário, o que facilita muito um backup por simples criação de um arquivo compactado da pasta.

--
nethell Ubuntu user 24389 Linux user 496632