[Ubuntu-BR] iftop e afins

Luiz Augusto Amelotti amelotti em gmail.com
Quinta Julho 1 10:39:09 UTC 2010

Alexandre,

que eu saiba, o iftop está correto. Se você está rodando ele na sua máquina
- e ela não é gateway da rede - não vai ser possível monitorar o tráfego das
outras máquinas. O switch, por definição, não vai encaminhar todos os
pacotes a todas as suas portas. Ele usa uma tabela onde associa os MACs às
portas, verifica qual o MAC de destino e envia o pacote somente àquela porta
associada.
Acredito que a solução correta seja fazer isso no gateway da rede. Uma
solução tosca - que nem sei se funcionaria direito - seria usar um hub (ou
configurar o switch pra mandar uma cópia de todos os pacotes pra uma
determinada porta, onde estaria ligada sua máquina), já que ele encaminha
todos os pacotes a todas as suas portas.
Caso você tenha como colocar alguma máquina como gateway, sugiro o uso do
NTop (tem pacote dele pro Ubuntu).
Você já chegou a procurar alguma atualização do firmware do seu roteador,
que contenha esse recurso que você deseja?