[Ubuntu-BR] MySQL - mysql-server-5.10 - não instala

Diêgo Figueiredo diegolcf em hotmail.com
Quarta Janeiro 27 13:26:05 UTC 2010

já tive um problema semelhante, deve ter acontecido de você ter apagados alguns arquivos de configuração do mysql, ou então ter dado conflito com o usuário debian-sys-maint (manutenção do BD) da configuração anterior, daí não inicia o BD.

Mysql
Problema: apagar as configurações do mysql

entre como usuário root
#mysql -u root -p

mysql >GRANT ALL PRIVILEGES ON *.* TO 'debian-sys-maint'@'localhost' IDENTIFIED BY PASSWORD '' WITH GRANT OPTION

em /etc/mysql/debian.cnf apagar o password do usuário debian-sys-maint

verificar se os script debian-start e my.cnf estão presentes

depois de ter salvo os bancos de dados existentes, remova o mysql-server e reinstale

sudo apt-get purge mysql-server-5.0
sudo apt-get install mysql-server-5.0

não é bom deixar o usuário de manuntenção do banco de dados sem senha, aumenta a vulnerabilidade.
os passos acima é só para desinstalar o banco de dados, depois de por engano, se ter apagando os arquivos de configuração.

fonte: http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-112505.html

abraços,
Diego