[Ubuntu-BR] Problemas com Logon do GDM

André Ferreira aacferreira em gmail.com
Terça Janeiro 26 03:41:35 UTC 2010

Olá, instalei o software de controle dos pais chamado Nanny, a
instalação dele fez com que meu GDM não permiti-se Logar, agora ao abrir
tela de logon do gdm ele simplesmente fica um retângulo cinza.

Até agora nao descobri como corrigir, apenas contornei mudando o
arquivo /etc/gdm/custom.conf na linha

AutomaticLoginEnable=true
AutomaticLogin=lacaferreira

isso garantiu minha entrada no sistema sem precisar matar os processos
do gnome.

depois disso desinstalei o nanny
como ele foi compilado desinstalei via
./configure
make
make uninstall

e removi os links criados.

Resultado
se eu tentar mudar de usuário ou desativar o automatic login fico com um
retangulo cinza no GDM e so me abre acessibilidade e mais nada.

PS Ubuntu 9.10
o programa Nanny foi baixado via git do site
http://projects.gnome.org/nanny/

Se alguem tiver alguma idéia?

André Ferreira

OBS.: Para instalação do Nanny foram adotados os seguintes
procedimentos:

Instalando Nanny Parental Control

Primeiro instalar os pacotes:
gnome-common, git-core, python-gtop

Esses pacotes são dependencias necessárias para
instalação principalmente pelo fato de que essa
instalação ser feita na  unha de compilação a
ativação.

Instalando dependencias
$ su -

digite a senha de root

# apt-get install gnome-common git-core python-gtop
# exit

agora baixe o codigo fonte

$ cd ~
$ git clone git://git.gnome.org/nanny

Ele vai criar uma pasta em:
/home/lacaferreira/nanny

$ su -

digite a senha de root

# cd /home/lacaferreira/nanny
# ./autogen.sh
# ./make
# ./make check
# ./make install

o ./autogen.sh pode ser substituido pelo ./configure

Com isso acabamos de compilar o programa
ele já vai estar em sistema - Administração - Parental Control

Agora vamos liberar o DBus para o programa.
Crie um arquivo chamado org.gnome.Nanny.conf
# exit
$ cd /etc/dbus-1/system.d/
$ sudo gedit org.gnome.Nanny.conf

Dentro do arquivo colei o seguinte texto:

<!-- /etc/dbus-1/system.d/org.gnome.Nanny.conf -->
<!DOCTYPE busconfig PUBLIC "-//freedesktop//DTD D-BUS Bus Configuration
1.0//EN"
"http://www.freedesktop.org/standards/dbus/1.0/busconfig.dtd">
<busconfig>
        <policy user="root">
                <allow own="org.gnome.nanny"/>
                <allow send_destination="org.gnome.Nanny"/>
                <allow send_interface="org.gnome.Nanny"/>
        </policy>
        <policy at_console="true">
                <allow send_destination="org.gnome.Nanny"/>
                <allow send_interface="org.gnome.Nanny"/>
        </policy>
        <policy context="default">
                <allow own="org.gnome.Nanny"/>
                <allow send_destination="org.gnome.Nanny"/>
                <allow send_interface="org.gnome.Nanny"/>
        </policy>
</busconfig>

Salvei o arquivo
Esse procedimento permitiu carregar o Daemon do programa, depois
coloquei o deamon para inicializar

Primeiro coloquei um link para o daemon no diretório de programas
inicializaveis do sistema. (Veja bem é do sistema e não do Usuário)

$ sudo ln
-s /home/lacaferreira/nanny/daemon/data/init.d/debian/nanny /etc/init.d/nanny

Agora coloquei nas RCs 2, 3, 4 e 5 são sei exatamente o porque, eu
colocaria soh na rc5.d que é responsável pela iniciação em modo gráfico.
mas como o ubuntu coloca tudo nessas 4 Rcs eu coloquei tb.

$ sudo ln -s /etc/init.d/nanny /etc/rc2.d/S50Nanny
$ sudo ln -s /etc/init.d/nanny /etc/rc3.d/S50Nanny
$ sudo ln -s /etc/init.d/nanny /etc/rc4.d/S50Nanny
$ sudo ln -s /etc/init.d/nanny /etc/rc5.d/S50Nanny

O programa funcionou mas o GDM deu pau.