[Ubuntu-BR] Compartilhar internet 3G (Claro) no Ubuntu 9.10 com iPhone/iPod Touch

Canil dos Orixas canildosorixas em gmail.com
Terça Janeiro 12 18:38:54 UTC 2010

On Tue, 2010-01-12 at 13:13 -0200, hamacker wrote:
> IP 169.x.x.x é concedido quando há rede, mas não há conectividade. Um
> exemplo disso, é voce ter a placa de rede, ter a mídia, mas não ter um
> DHCP para atribuir IP dinamico, precisando neste caso configura-lo
> manualmente.
> Voce deve olhar novamente as configuracoes de seu iPod se foi ele que
> lhe deu esse IP.
> Existem roteadores com porta 3G que simplificam essa operacao, se voce
> quer usar o Linux para servir de gateway para seu iPod vai ter que
> pensar em proxy que é o jeito simples que eu consigo imaginar de
> [...]

Ola,

A melhor maneira de vc fazer isso é sem dúvida criando um proxy.
Abaixo o comando para ativar o  IP_FORWARD e criar as regras no iptable
para rotear seu acesso.

Vc pode colocar no /etc/rc.local ou em outro run level que vc sentir
mais confortavel.

# escreve 1 (ativo) no arquivo ip_forward
echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

# avisa o iptables para fazer FORWARD dos pedidos
iptables -P FORWARD ACCEPT

# faz o redirecionamento do trafego web da rede 192.168.xxx para a saida
# ppp0
iptables -A POSTROUTING -t nat -s 192.168.1.0/24 -o ppp0 -j MASQUERADE

# tudo ocorreu OK  encerre sem mensagem de erro
exit 0

Abraco
GUTO