[Ubuntu-BR] pesquisar arquivos no linux é demorado

hamacker sirhamacker em gmail.com
Terça Janeiro 12 11:58:50 UTC 2010

São métodos diferentes.
O Tracker é um indexador de arquivos, ele sustenta um banco de dados
com informações de arquivos, emails, histórico de navegação,... que
você "toucou" ou gravou. Além disso, há conteúdos de mídias como mp3,
avi, ... que possuem meta-dados que inclui nome do autor, nome da
musica/filme, etc... arquivos .odt (openoffice writer) tambem possui
meta-dados... tudo quanto é informação de arquivo e tambem meta-dados
vão parar nesse banco de dados. Numa eventual pesquisa, voce consegue
acessar os ultimos arquivos acessados, procurar um autor, nome de
musica, citação de texto, procurar por tudo quanto é critério... sem
ter que vasculhar arquivo por arquivo em seu sistema de disco como
teria de fazer com find,locate, grep, igrep,.... que é um método
funcional apenas para arquivos plain-text, porém lento pra xuxu. O
Tracker é comparado ao Google Desktop (outro indexador) que também tem
versão para Linux.

O pessoal que for usar o indexador de arquivos (Tracker, Google
Desktop,...) tem que entender que até ele encher o banco de dados, vai
tornar sua máquina mais lenta (mas tem muitas opcoes para personalizar
isso), no entanto, quanto tiver completado 100% dessa catalogação o
processo vai ser mais tranquilo, embora ainda roube performance,
minimo, mas haverá.

Eu não uso um Indexador por motivos pessoais, mas compreendo que essa
é uma necessidade de muita gente que em muitos casos acaba
justificando a perda de performance mencionada.

[]'s e sucesso.