[Ubuntu-BR] mais recursos no nautilus

Sexta Janeiro 8 09:37:12 UTC 2010

Existe diversos graus de laicidade entre os usuários de Linux. Não é
leigo somente o cara que acabou de comprar seu PC. O cara que detona
no Windows também pode se ver totalmente leigo no Linux. A diferença
entre os dois é que a experiência prévia com o Windows pode ajudar a
adaptar-se mais rapidamente ao Linux.

Um exemplo prático que tenho em casa: minha enteada é designer mas não
consegue usar o Inkscape ou o GIMP, apenas Draw e Photoshop. Minha
esposa nunca pegou num PC e navega, baixa e executa músicas, escreve
seus textos, assiste a vídeos, baixa arquivos por HTTP ou FTP e
horroriza-se quando tenho que instalar o Windows por manor tempo se
seja.

Quanto mais um usuário se torna experiente num SO, mais funcionalidade
ele vai querer. Num SO babá, isso ele já terá, com o custo de perda de
performance, etc. Num SO de verdade, ele terá de aprender como fazer,
seja através do uso de scripts que outros já criaram, seja criando
estes mesmos scripts -- e disponibilizando-os para outros, pois este é
o espírito do SL. Não é preciso aprender shell script; apenas
desamarrar-se do SO babá.

João Santana

Enrolado para normatizar TCC, monografia, dissertação, ou tese?
Escreva um email para mim!

+++
"Uma coisa é ser agnóstico; outra, distinta, é considerar mera
estupidez o que não pode ser explicado pela razão; uma coisa é ser
ateu; outra, distinta, é achar que os crentes merecem a fogueira —
ainda que seja a da desmoralização. Uma coisa é ser laico e advogar um
estado idem; outra, diferente, é perseguir as religiões e os signos
religiosos. Uma coisa é defender firmemente que a religião não
degenere em fanatismo e sectarismo; outra, distinta, é perseguir
fanática e sectariamente os que fazem questão de evidenciar a sua
religião." Reinaldo Azevedo.