[Ubuntu-BR] Ubuntu e a Could Computing

Marta Vuelma marta.vuelma em gmail.com
Quarta Fevereiro 24 02:03:38 UTC 2010

Boa noite, Jean.

Creio que sua preocupação é coletiva. Creio que todos aqueles que sabem pelo
menos 1 décimo do que é possível fazer com a manipulação de informações em
meios computacionais também se perde por horas pensando nisso.
No entanto, se pensarmos o quanto já nos expomos diariamente pelo simples
fato de sair à rua, entrar no banco, navegar na Internet e enviar e-mails,
tudo parece que vai ficando mais abstrato. Concordo que o Google tem uma
síndrome de controle da informação (afinal é a forma mais eficaz de poder),
mas serão eles tão diferentes da Microsoft? Será que órgãos governamentais
como a americana NSA, por exemplo, já não fazem coisa bem pior sob escudo de
defender a pátria?
Sim, pensar nisso não torna menos grave o que o Google pode estar fazendo.
Apenas acho que, às vezes, focamos demais em uma pessoa ou instituição e
esquecemos de todo o resto que já vivemos. Privacidade hoje é artigo de
luxo.
Não vejo mais como evitar a Cloud Computing. O que temos que fazer é
garantir que nossas informações mantenham-se seguras e facilmente
acessíveis. E nesse ponto, o Ubuntu e o software livre continuarão fazendo
isso por muito tempo. O Google não é a única rede que oferece Cloud
Computing. É apenas a que está atingindo o usuário final com mais força. Os
maníacos por segurança de plantão (como eu) estarão sempre à postos.
Muita sadia a questão que você levantou.
"Quem viver verá..."

Marta Vuelma

Marta Vuelma
martavuelma.wordpress.com