[Ubuntu-BR] Mudar Grupo Primario

Zandre Bran zandrebran em gmail.com
Quarta Fevereiro 3 23:53:01 UTC 2010

2010/2/3 Frederico Barnard Ferreira <fredericobf em gmail.com>:
> @Zandre
> Olá!

    Ôlas Ferreira.

> Poderia me dar mais detalhes sobre o comando "umask"?
> Eu sei que ele mantêm o padrão 666 e o Unix é 022, ficando 644 para
> permissões.

    Explicou melhor que eu ;)

> O que preciso saber é como usar e onde usar. No caso, usaria para a
> pasta que quero mudar, usaria na pasta que quero mudar ou ele trocaria
> universalmente todas as permissões do servidor?

    Pô, fiquei intrigado agora. É um servidor ;) Se é uma rede porque
que está querendo alterar grupo de usuário? Qual a rede, NFS? Se for
NFS isto será definido no "/etc/exports". Um excelente material:

http://nfs.sourceforge.net/nfs-howto/

    Agora se chama servidor mas quer dizer para os usuários locais,
alterando o /etc/profile terá efeito sobre todos os usuários.

> Se sim para a última pergunta, como restringir isso?

    Não testei aqui, mas pode fazer usuário por usuário
alterando/adicionando o umask em "~/.bashrc".

- []s
- Zandre.

:: zandrebran.homelinux.org