[Ubuntu-BR] Deslocamento de células de arquivo .xlsx [Era: Falta um comando para eu acabar a instalação do Liberoffice !]

Xisberto xisberto em gmail.com
Terça Dezembro 28 19:44:35 UTC 2010

Em 28 de dezembro de 2010 16:19, Peter Parker
<peter.parker.br em gmail.com>escreveu:

> Concordo com você. Não estou dizendo que os Offices estão errados, mas por
> que não interpretam corretamente um arquivo "aberto" como o OpenXML?
>
> Tenho o arquivo aqui pra exemplo. O que ele faz é trocar deslocar colunas
> pra direita. É difícil explicar, só vendo mesmo. O problema é que o arquivo
> é da empresa e estou sem acesso ao MS Office 2007 para retirar os dados da
> empresa. Mas nitidamente onde é domingo ele desloca para sábado. Amanhã eu
> devo conseguir alterar o arquivo e publico no ubuntu one.

Ah, especificamente o formato xlsx. Agora entendi.

Bem, é que o formato xlsx não é aberto de verdade. Nem o Office 2007
implementa o OpenXML.

A Microsoft lançou o Office 2007, e depois levou o OpenXML para ser
publicado na ISO. Essa publicação demorou muito, porque o formato é de
péssima qualidade técnica e muito ligado às tecnologias proprietárias dos
formatos anteriores (doc, xls, ppt, etc). No final, o OpenXML publicado pela
ISO é bem diferente do formato gerado pelo Office 2007.

Pode parecer contraditório, mas o OpenOffice implementa o OpenXML mais
corretamente do que o Office 2007.

No seu caso, o arquivo gerado pelo Excel 2007 não está no padrão, então o
OpenOffice se esforça para exibi-lo da maneira mais correta possível. Não
vai dar 100% certo, talvez seja melhor usar o Excel 2007 para salvar o
arquivo no formato xls.

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com