[Ubuntu-BR] [DICA] Quebrando a senha do root

Segunda Dezembro 27 21:26:27 UTC 2010

Nayane,

Se você tem acesso físico ao computador é extremamente difícil aplicar
qualquer restrição, em qualquer sistema. E mais, o Unix foi feito exatamente
assim, para ser administrado remotamente com segurança (às vezes
impossibilitando tal administração, como é o caso de desks e notes), mas
localmente, ser facilmente acessível, justamente para fins de correção de
algum problema.

No PC isto realmente não é um problema, a não ser que seu note ou desk seja
roubado (e nesse caso, uma pasta home criptografa vem a calhar). Mas nada
impede um usuário maldoso dar boot com uma pen ou cd, e instalar um sistema
"por cima" do outro, ferrando todos os teus dados.

Resumo da prosa: segurança número 1 é a segurança física do aparelho (e é o
motivo de um CPD ter portas com controle de chaves e, em alguns casos, até
mesmo trancas-senhas e bio-lock). Segurança número 2: nunca deixe uma porta
aberta para uma conexão remota. Segurança número 3: dados privados devem ser
tratados como sendo "privados", ou seja, coloca numa partição criptografada
etc. Segurança número 4: senhas e outros controles "difíceis". Sinceramente,
problemas com vírus e tals que no SO companheiro ao lado geralmente é
colocado como segurança principal aqui só aparece no rabo da lista...

Abraços

André Cavalcante.