[Ubuntu-BR] HD lento....

Petter Rafael Villa Real Silva petter.real em gmail.com
Quarta Dezembro 22 12:26:12 UTC 2010

Hoje não opero muito com suporte, e alguma coisa pode ter mudado, mas não
creio que o chipset consiga distinguir isso tão bem, na verdade o sistema
nivela por baixo para evitar gargalos, afinal se temos um desk com 2 HD´s,
um é rápido e outro lento, no funcionamento normal do sistema haveria um
gargalo que poderia causar perda de dados ou danos em arquivos pois a
transferência em um é rápida (não somente entre HD´s, mas entre HD e outros
periféricos) e no outro lenta, imagina o rolo que seria esse gerenciamento
no intercâmbio com as memórias? Dados poderiam ficar "perdidos" aguardando o
final da transferência do HD lento o que poderia causar arquivos
corrompidos.

É claro que se o sistema operacional ficar instalado no HD lento a perda de
performance é maior, porém, mesmo utilizando o HD lento para hotbackup o
sistema como um todo sofre  certa interferência na performance.

Eu mesmo, mantenho um desk com um HD de alta performance de apenas 80Gb,
ainda o utilizo pois é muito rápido e comprar um HD maior nas mesmas
condições é muito caro e utilizar os comuns, com performance padrão irei
perder desempenho, por isso me viro com somente 80Gb.

P.S.: no caso de HD externo o funcionamento é diferente.

Flw.