[Ubuntu-BR] HD lento....

nethell nethell em logbin.net
Quarta Dezembro 22 11:41:22 UTC 2010

On Tue, 21 Dec 2010 20:36:23 -0200
Geninho <genin100 em gmail.com> wrote:
> Definitivamente tem alguma coisa errada com meu sistema. Conferi toda a bios
> e tá tudo ok. Esta taxa de transferência mais baixa que o sata não alteraria
> o desempenho como o que esta acontecendo.
> O fato é que desde que tirei o SO do HD sata e coloquei neste o sistema
> danou-se. Este HD sobrou de umas manutenções que fiz por aqui então resolvi
> colocar ele no meu desk e deixei o de 250 compartilhado na rede via samba
> para backup e programas que uso nas minhas manutenções.
> Esta instalação que está neste HD é limpa e toda atualizada. Vou voltar para
> [...]

Geninho,
Para ser franco, nas máquinas da patroa e filhos uso um HDs SATA para o sistema principal (Ubuntu) com dados em partição separada e, para o Windows (que eles usam alternadamente), um HD IDE de baixa capacidade, habitualmente recuperado.
A única máquina que apresenta realmente problemas com o HD IDE é a do filhote mas quando ele está usando o Windows. Quando ele utiliza o Ubuntu pelo SATA, nenhuma redução de desempenho, salvo a mencionada sobre transferência de arquivos entre os HDs.
Acredito que possa ser o gerenciamento das portas de acordo com os chipsets de controle de cada mother.
Já que vais retornar o Ubuntu para o SATA, experimente usar esse HD mesmo que para dados temporários, só para conferir se haverá interferência no sistema.

--
nethell - Ubuntu user 24389 - Linux user 496632