[Ubuntu-BR] HD lento....

nethell nethell em logbin.net
Terça Dezembro 21 12:23:35 UTC 2010

On Mon, 20 Dec 2010 21:08:41 -0200
Geninho <genin100 em gmail.com> wrote:
> olá pessoal.
> Estou com um HD meio antigo aqui. 40GB Samsung IDE.
> Estou duvidando deste HD, apesar dos testes dizerem que ele está bem.
> O utilitário de unidade diz que está tudo bem. E o "sudo badblocks /dev/sda"
> não reportou nada de errado.
> O problema é que o Sistema tá lento demais. E isto começou a ocorrer depois
> de instalado neste HD. Como o Ubuntu nunca decepcionou em relação ao
> desempenho só pode ser este HD. Alguns erros também tem ocorrido, até
> travamentos.
> [...]

Geninho,
Se esse HD é IDE e você está utilizando algum SATA na máquina, certamente irá sentir uma diferença na velocidade de acesso a esse HD, mas não é nada o suficiente para causar lentidão excessiva ou travamentos.
Se o 10.04 não está acusando erros, creio que o HD está confiável e o problema pode ser na setagem do bios.
Dê uma geral nas opções para a controladora IDE no bios, em algumas mothers com controladora SATA alguns recursos vem desativados por padrão e podem estar ocasionando isso.
Outro detalhe importante é manter a ordem de disposição dos periféricos nas portas, dando preferência à sequência master > slave na IDE e ordem numérica nas SATAs.
Eu tenho HDs IDE rodando junto com SATAs em 3 máquinas sem problemas mas, como te disse, em todas tive que fazer ajustes no bios e sequenciar a ordem dos periféricos (até da porcaria do DVD).

--
nethell - Ubuntu user 24389 - Linux user 496632