[Ubuntu-BR] [OFF-TOPIC] Invadiram meu e-mail

Welington R. Braga welrbraga em gmail.com
Quarta Dezembro 15 14:11:43 UTC 2010

Fabio,

Eu passei por um problema destes algum tempo atrás e se quer um
conselho sobre o problema então relaxa e esfria a cabeça um pouco,
pode não ter sido nada. O B.O. não é um interruptor que aos ser ligado
vai te dizer quem supostamente acessou seu e-mail. E a menos que você
consiga provar que algo muito grave tenha ocorrido a Google vai
ignorar completamente o seu pedido por ajuda para resolver este
problema.

Sem contar que caso consiga a ajuda por meio judicial, como já foi
dito, se acessaram mesmo podem ter feito através um ou mais proxies o
que o obrigará a conseguir vários mandatos judiciais para acionar
todas as empresas de onde são estes serviços.

Como disse, alguns meses atrás eu recebi um assustador aviso vermelho
no gmail dizendo que meu e-mail possivelmente tinha sido acessado de
forma incomum (ou algo assim) e no final eu acabei concluindo que não
houve nada.

Na época eu estava lidando com alguns projetos de valor alto, o que
estava me deixando de cabeça quente. Parecia que tudo tinha sido
mexido no meu e-mail, então eu rastreei o IP e conclui que era de
alguma cidadezinha na terra do Tio Sam. Pensei em milhões de coisas
sobre o que poderia fazer e se descobrisse quem foi o infeliz daria um
umas bolachas no infeliz.

Algum tempo depois, com um pouco mais de calma, eu lembrei que algumas
das alterações tinha sido eu mesmo quem fiz, mas devido ao estresse
que estava passando no trabalho junto com aquela "mensagem
assustadora" que o Google mostrou acabou colocando minhocas na minha
cabeça.

Quanto ao tal IP, houve sim uma tentativa de acesso, mas foi
coincidência, não tinham acessado de fato, nada tinha sido realmente
invadido, e nem mexido. Estava tudo lá do jeito que eu havia deixado.
Mas, como a tentativa de acesso realmente ocorreu só pra aliviar a
consciência eu optei por mudar a minha senha que era de 11 caracteres
para 19 caracteres.

Em fim, relaxa um pouco antes de tomar qualquer atitude.

Em 14 de dezembro de 2010 18:14, Fábio Magnoni
<fabiohmagnoni em gmail.com> escreveu:
> Olá pessoal,
>
> Acabei de ver que muitas coisas do meu e-mail estavam alteradas, fui ao
> final da página e o gmail mostra qual o ip que foi conectado, como eu faço
> para saber de é? Pra tentar descobrir quem foi que fez isso?
>
> Obrigado desde já!
>
> []s
>
> --
> Fábio Réa
> Eng. de Computação - PUC-Campinas 2010
> Diretor de Recursos Humanos - Associação Informatica Junior - PUC-Campinas
> http://www.infojunior.com.br
>
> Wiki-keeper Ubuntu-BR-SP
> [...]

Welington Rodrigues Braga
Web: http://www.welrbraga.eti.br
MSN: welrbraga[*]msn·com
Gtalk: welrbraga[*]gmail·com
Yahoo / Skype:  welrbraga
PGP Key: 0x6C7654EB
Linux User #253605

"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém
não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém
não destruídos;" - 2Co 4:8,9