[Ubuntu-BR] OFF-TOPIC - Impedir que um arquivo seja impresso

Quarta Dezembro 15 06:59:31 UTC 2010

Olá a todos,

Como diria Jack, por partes.

Sabe como me soa? como aqueles CDs que apareceram a um tempo (e que ninguém
mais encontra por aí pra vender) - que permitiam que você escutasse, mas não
"havia como alguém fazer uma cópia no PC"! Mais simples impossível: você
deixava tocar e clicava em gravar som em qualquer gravador de som e voi-la,
tinha uma versão digital copiada, limpinha, da música.

É a mesma coisa: um documento qualquer (quando eu digo qualquer é qualquer
mesmo) se pode ser exibido em uma tela pode ser impresso. Maneira mais
simples de fazer isso: printscreen da tela, salva o arquivo em qualquer
lugar, abre no gimp ou qualquer outro software de desenho, retira as bordas
(tô sendo rígido, quero uma versão boa!) e voi-la, uma página perfeitamente
imprimível. E adeus restrição de qualquer tipo que um PDF possa ter. Já fiz
isso várias vezes, justamente com os ditos PDFs da ABNT que "não podem" ser
impressos (kkk).

Em suma: o não poder fica a cargo da consciência e necessidade do ser
humano.

A única solução REAL que vejo para o problema é simples: não disponibilize o
documento! (mais ou menos como aquela do sistema 100% seguro - só o é aquele
que está fora da rede e desligado da tomada - kkk - ou seja, não serve pra
nada!)

Abraços

PS: puts, hoje eu tô irônico demais...

--