[Ubuntu-BR] Ubuntu 10.04 no Dell Vostro 3500

Clóvis Alberto clovis.as em gmail.com
Quinta Dezembro 9 21:13:05 UTC 2010

Em 09-12-2010 10:01, Ednilson Geraldo Rossi escreveu:
> Prezados,
>
> meu amigo está com problemas para fazer o Ubuntu reconhecer a placa de
> video em seu laptop.
> A placa é uma nVidia 310m (híbrida).
> O ubuntu instala normalmente, porém após a reinicialização é apresentada
> uma tela branca (freeze) e o sistema aparentemente trava.
> Um detalhe interessante é que ao pressionar o botão desligar, aparece a
> tela shutdown do ubuntu e ele desliga normalmente.
> Outro ponto, é que não é possível alternar para o modo texto (ctrl+alt+f1).
>
> Fizemos um teste e instalamos o Kubuntu, e ele funciona normalmente.
> [...]

Boa tarde Ednilson

Uso um Vostro 3500 Intel(R) Core(TM) i5 CPU M430  @ 2.27GHz, com placa
dedicada nVidia 310M com o Ubuntu 10.04. Me recordo que quando o
instalei, o único problema que tive foi a resolução baixa de tela, se
não me engano de 800x600, o que foi resolvido instalando o driver
proprietário a partir de Sistema / Administração / Drives de Hardware.

Tive também de instalar o driver proprietario da Broadcom BCM4353 802.11
para fazer o módulo wireless ser reconhecido. Nenhum problema de tela
branca, preta ou furta-cor aqui, felizmente.

Atualmente trabalho com resolução de 1366x768 com 24bits de cor.
No mais, tudo funciona bem e foi reconhecido sem sustos.... bluetooth,
camera, touchpad, microfone, etc...

Mais tarde, tentei fazer uma instalação limpa do Ubuntu 10.10 (sem
virtualizar), e ao final, após instalar o driver proprietário da placa
nVidia com sucesso, o sistema não conseguiu configurar o wireless, o que
depois de algumas tentativas em fazer funcionar, me fez voltar ao 10.04.

Se precisar de maiores detalhes, é só falar!

Abraço

Clóvis Alberto