[Ubuntu-BR] Entendendo a organização da estrutura de pastas dos programas no Ubuntu 10.04

luciano de souza luchyanus em gmail.com
Quarta Dezembro 8 11:21:05 UTC 2010

Caros,

Gostaria de compreender melhor a estrutura de pastas do Linux.
Escreverei um programinha em Lua. Ele se comporá de algumas
bibliotecas dinâmicas "*.so", de um arquivo de banco de dados Sqlite3,
de algum arquivo de configuração, de alguns scripts Lua, alguma
documentação  e de um Shell script que invocará o interpretador de Lua
que processará o referido script.

Se estivesse em Windows, compactaria a pasta do programa com o Winrar,
escolheria a opção de geração de um arquivo autoextraível ("exe" e,
apontaria para a pasta Arquivos de Programas. Como não necessitaria de
nenhuma gravação no registro do Windows, isto seria suficiente.

Em Arquivos de Programas, ele criaria a pasta do programa e dentro dela:

./bin para executáveis e bibliotecas dinâmicas
./doc para alguma documentação
dat para o banco de dados e para configurações
scr para os scripts Lua

Na pasta raiz do programa, no windows, teria um executável, o disparador.

E no Linux? Como as coisas funcionam? Pelo que pude depreender:

/bin contém os binários do sistema
/usr/bin contém os executáveis de programas instalados no sistema
/usr/lib contém as bibliotecas de programas instalados no sistema
/usr/local/bin e /usr/local/lib parecem cumprir papel similar ao anterior

enfim, estou confuso de como deveria organizar o meu programa. Se bem
entendi, o Linux não adota uma pasta para cada programa, tendo dentro
dela uma  micelânia de conteúdos.

No Linux, parece que a instalação de um programa não está instalada em
uma pasta, mas espalhada por diversas pastas de acordo com a função de
cada arquivo dentro do programa.

O que me dizem a este respeito? Será que estou correto? como deveria
organizar os conteúdos que mencionei.

Luciano de Souza